top of page

Entrevistas

Entrevistas para a TV Universítária e TV Paranaíba (Uberlândia, MG), e para várias revistas internacionais sobre a descrição do primeiro caso cuidado paternal em aranhas solitárias. Na aranha Manogea porracea (Araneidae), o macho cuida da prole na ausência da parceira. O pai protege os ovos e os filhotes renova os fios da teia berçário quando eles quebram, evitando que os filhotes caiam no chão e sejam atacados por outros predadores. Ele também protege a prole ativamente contra o ataque de outras espécies de aranhas que invadem as teias para roubar presas e eventualmente atacar os ovos.

​

MOURA, R. R.; VASCONCELLOS-NETO, J.; GONZAGA, M. O. (2017). Extended male care in Manogea porracea (Araneae: Araneidae): the exceptional case of a spider with amphisexual care. ANIMAL BEHAVIOUR, 123:01-09.

tv-paranaíba.jpg
live science.png
TVU_UFU.png
BBC Earth2.png
science news.jpg
New Scientist.png

Entrevista para a Agência FAPESP (São Paulo, SP) e outras mídias sobre cuidado paternal de filhos adotivos na aranha Manogea porracea (Araneidae). O macho protege a prole contra predadores (que são outras espécies de aranhas que invadem a teia) mesmo quando os ovos não foram fertilizados pelo macho. Portanto, o macho não é capaz de distinguir entre a sua prole e a prole de outros machos, cuidado de qualquer ooteca encontrada na teia. Como o título do artigo diz, em tradução livre: “Onde a ignorância é uma bênção, é loucura ser sábio”. Esse é um trecho do poema “Ode on a Distant Prospect of Eton College”, do poeta inglês Thomas Gray (1716-1771).

​

MOURA, R. R.; OLIVEIRA, I. D.; VASCONCELLOS-NETO, J.; GONZAGA, M. O. (2020). Where ignorance is bliss, 'tis folly to be wise: Indiscriminate male care in a neotropical spider. ETHOLOGY, 00:01-08.

agencia.jpg
galileu.png
Arte 1.jpeg
Arte 2.jpeg
G1.png
estado de minas.gif

Participação em eventos 

Arte.jpeg

Participação no episídio "Aranhas" do podcast Biologismo onde conversamos sobre quem são as aranhas, o que fazem onde vivem, por que são lindas e por que o medo delas é injusto. Foi uma experiência sensacional, muito divertida e com ótimo conteúdo de divulgação e educação científica. Você pode ouvir esses e outros episódios legais no Spotify ou no website do Biologismo:

O Café com Professores é uma iniciativa de divulgação do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba. Nessa conversa, eu e o Prof. Dr. David Teixeira Guidoti conversamos sobre a universidade, nossas experiências ao longo da formação acadêmica e respondemos perguntas dos estudantes e de outros participantes da live. A transmissão foi feira pelo canal do Instagram do curso: @biouemg.

Café com professores.jpg
ecolab_unilab_20210211_141845_2.jpg

Palestra que ministrei no Dia de Darwin (12/02/2021) no evento organizado pelo Grupo de Ecologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Boa parte dessa palestra foi baseada em um artigo que escrevi para a revista Ciência Hoje com meus colaboradores.

​

MOURA, R. R.; BARTOLETI, L. F. M.; BRITO, V. L. G. (2016). Novas Fronteiras da Teoria da Evolução. CIÊNCIA HOJE, 58:44-49.

bottom of page